sábado, 11 de julho de 2009

I CHING,

Desde a alguns anos que me interesso pela metafísica oriental, Feng Shui, 4 Pilares do destino e pelo sistema de adivinhação Iching. No entanto até começar os estudos com o Grande Mestre Raymond Lo tinha a ideia como muitos ocidentais que I Ching é o mesmo que “Book of changes“ mas o Iching usado pelos advimos profissionais em Hong kong, China e Taiwan pouco tem a ver com I Ching como o Book of changes compilado por King Wen e Confusius.


O Iching e muito conhecido no ocidente devido ao facto de haver muitas traduções em língua estrangeira, no entanto é preciso esclarecer que há alguma confusão devido ao facto de haver muitas versões de livros de I Ching na livrarias, mas todas se referem o livro dito como original o “book of Chages” compilado por King Wen Imperador da dinastia Chau e por Confucius, o famoso professor chinês. Estes dois autores viveram 3000 anos depois de Sr. Fu Hsi. A sua subjectiva interpretação não é necessariamente representativa da interpretação original de Fu Hsi, e nenhum destes dois autores era adivinho profissional, um era intelectual e o outro era politico logo a sua versão de I Ching era necessariamente mais académica e filosófica. Deveria de servir para fins mais ideológicos que para o propósito original de adivinhação e prognóstico

A versão de Iching compilada por King Wen e Confucius é a única traduzida para inglês e alemão e outras línguas ocidentais, logo fez com que os ocidentais a tomassem por única. Poderemos dizer que o sistema de I Ching de King Wen será um sistema mais académico que o utilizado pelos adivinhos profissionais de Hong Kong, China e Taiwan.

O termo Iching é normalmente traduzido como o Book of changes ou livro das transformações, baseados numa serie de símbolos chamados trigramas e hexagramas . Estes símbolos composto por linha direitas em que umas são contínuas e outras quebradas, reflectem o conceito do YIN e do YANG no Universo. Segundo a história da antiguidade estes símbolos foram inventados por um sábio chamado “ Fu Hsi” que viveu pelo menos a 6000 anos atrás. Segundo a historio Mr Fu Hsi observou o céu a terra e os fenómenos da natureza e encontrou a inspiração para criar esses símbolos que representam a interpretação das forças da natureza.

No inicio havia 8 símbolos, chamados “ba Gua” ou “8 Trigramas” esses trigramas representam os 8 maiores fenómenos observados por Mr Fu Hsi, que são o céu, terra, fogo, água, montanha, lago, trovão e vento. Depois estes 8 trigramas desenvolveram-se em 64 hexagramas compostos por um trigrama em cima do outro, estes símbolos são compostos por uma estrutura muito simples mas incorpora uma grande variedade de informação e significados; os fundamentos da dualidade do universo b o Yin e Yang e aspectos filosóficos que foram adaptados para funcionar como uma ferramenta para adivinhação desde os tempos antigos.

A técnica utilizada no I Ching é basicamente uma ferramenta para obter resposta a uma pergunta, com a pergunta em mente o primeiro passo será lançar três moedas seis vezes para obter o tipo de linha do hexagrama, o passo seguinte será a interpretação do hexagrama que para um leigo pode passar por ir ler os conteúdos que foram compilados por King Wen e por Confucios no seu livro do I Ching.
No entanto esses comentários são muito antigos, de carácter geral e muito abstractos, o que torna muito difícil fazer uma associação com uma situação da vida moderna, eles tem mais de 3000 anos de idade, logo a resposta será pouco clara e conclusiva.

sistema utilizados pelos profissionais em Hong Kong, China e Taiwan raramente faz referencia á compilação de King Wen e Confusius. Neste sistema a classificação das 6 linhas dos hexagramas são divididas em 5 grandes categorias – Dinheiro, recursos, amigos, poder e inteligência ou em 5 tipos de pessoas – marido, esposa, filhos, pais e irmãos a outra linha esta relacionada com o assunto da pergunta que queremos ver respondida. Este sistema que é muito pouco conhecido no ocidente é um sistema muito mais prático e seguro de adivinhação o que faz do I Ching um sistema muito interessante e útil.

O sistema utilizado pelos profissionais orientais é um sistema extremamente interessante e simples de se apreender, nunca nos podemos separar da complexidade que é a metafísica oriental, para as pessoas que já se interessam pelo Iching esta técnica abre uma nova perspectiva de utilização do I Ching muito mais apurada o que respeita a prognósticos e compreensão da situação
O sistema utilizado pelos profissionais orientais é um sistema extremamente interessante e simples de se apreender, nunca nos podemos separar da complexidade que é a metafísica oriental, para as pessoas que já se interessam pelo Iching esta técnica abre uma nova perspectiva de utilização do I Ching muito mais apurada o que respeita a prognósticos e compreensão da situação