segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Feng shui para os Negócios - Espaços Materiais ou Espirituais.



Hoje estava a fazer o layout de um escritório e ao mesmo tempo a estudar o feng shui do espaço, ao olhar para a planta e para a sua configuração longitudinal e conclui que tem uma configuração mais espiritual que material, mas estamos a falar de espaços de trabalho onde se pretende que a concretização do material seja uma realidade. Sempre que escolher um espaço e se a entrada está no topo do rectângulo isso quer dizer que o espaço tem um carácter espiritual, o que faz todo o sentido, se olharmos as plantas das igrejas que temos espalhadas pelo pais, percebemos que a entrada principal se encontra no topo e estamos a falar de locais de culto espiritual.
Uma planta com carácter material significa que estamos a falar de um espaço rectangular ao baixo e a porta encontra-se no lado maior, a estabilidade da horizontalidade está directamente ligada à materialização e acção ideal para espaços de negócios, como lojas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Datas das proximas formações em Feng Shui I

CASCAIS, dias 19 e 20 de Fevereiro e dia 5 e 6 de Março das 10.00 às 18.00h
FIGUEIRA DA FOZ, dias 2,3,9 e 10 de Abril das 10.00 às 18.00h

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Curso de Feng Shui I

O programa de cursos propostos tem o objectivo de dotar as pessoas de conhecimentos para conseguirem utilizar o feng shui de uma forma adequada e profissional. A ideia básica é que no universo existem energias; energias essas que interagem com o nosso bem-estar. A Arquitectura e Decoração de Interiores são responsáveis pela produção de espaços. A consciência da existência de um espaço que tem energia e que energia essa vai interagir com a nossa própria energia, ou seja com a nossa saúde e bem-estar, O Feng Shui tem aqui um papel muito importante porque é um sistema que nos ajuda a perceber a energia dos espaços arquitectónicos e a saber como altera-la ou manipula-la, sendo uma ferramenta muito importante para Arquitectos, Designers e Decoradores mas para o público em geral que se preocupa com o seu bem-estar.

Objectivos

O módulo I do curso básico pretende ser uma introdução ao Feng Shui, dotar o aluno de ferramentas que lhe permitam iniciar os seus estudos e prática no Feng Shui, passando por uma breve reflexão sobre a metafísica chinesa influências das principais filosofias no Feng Shui
O curso está estruturado de forma a dar uma formação base teórica na área do Feng Shui, escola das oito direcções e o módulo II a dotar os arquitectos, decoradores, designers e público em geral de um conhecimento que ajude a alterar a energia do espaço através da arquitectura e decoração de interiores, passando pela compreensão dos princípios da energia em geral e da essência do Feng Shui e aprender a utilizá-lo na Arquitectura e na decoração de interiores do mundo ocidental.

Destinatários

Interessados na iniciação aos fundamentos da metafísica chinesa e do Feng Shui e da sua aplicação na arquitectura e decoração de interiores.
Destina-se a todas as pessoas que pretendam iniciar os seus estudos dentro desta área, sendo especialmente vocacionado para arquitectos, designers, decoradores de interiores e público em geral.

Programa

1. Introdução à metafísica oriental e às principais escolas.
2. A energia Ki, Yin e Yang, os 5 elementos e as 8 direcções.
3. Introdução à energia do espaço, do tempo e a sua importância no ser humano, astrologia do Ki das 9 estrelas.
4. Como se desenha um bágua numa planta.
5. Escola da Forma.
6. A escola das Oito direcções.
7. Os elementos do Feng shui.

O Feng Shui para o Ano do Coelho

Feng shui para o ano de 2011, Ano do Coelho

Como sabemos a energia vai mudando ao longo do tempo e vamos ter algumas energias que segundo os princípios do feng shui são favoráveis e outras desfavoráveis e também sabemos que essa energia muda de direcção todos os anos, dai a importância de saber a sua localização no espaço para podermos neutralizar os efeitos secundários das energias desfavoráveis e activar as energias favoráveis. Quando nas direcções onde estão as más energias temos locais importantes como a entrada ou o quarto devemos dar mais atenção e tentar minimizar os efeitos dessa energia negativa, por outro lado devemos evitar permanecer nas áreas da casa que tem as energias desfavoráveis ou não estar sentado voltado para essas direcções.
Como acertar as direcções da sua porta de entrada

Para fazer o cálculo das direcções, primeiro temos de arranjar uma planta da casa à escala, com a planta da casa à escala e com a ajuda de uma bússola encontramos o norte da nossa casa, desenhamos uma roda com as oito direcções sobrepomos sobre a planta e temos uma leitura de cada sector.
A energia de toda a casa é importante mas há dois sectores que são os mais importantes, o sector que contém a porta de entrada e o sector que contem o quarto de dormir.
Feng Shui do ano de 2011

O Ano do Coelho que é um ano regido pela estrela Metal 7 que ocupa o CENTRO da casa, este ano o sector ESTE da casa é considerado um dos sectores mais desfavoráveis logo a evitar, temos lá o “Five Yellow” e o” The Grand Duke”, mas se não podemos evitar a utilização deste sector por qualquer outra razão, podemos sim tentar neutralizar os efeitos das energias negativas.
Este ano também não nos devemos de sentar voltados para a direcção ESTE para não recebermos esta energia desfavorável, mas também não nos devemos sentar de costas para ESTE pois assim ficávamos de frente para OESTE que este ano tem lá a energia “The 3 Killings” Ou “Three Shars”, o eixo ESTE/OESTE será um eixo a evitar
A energia Chamada de “Five yellow” que simboliza obstáculos e desgraças está localizada a ESTE para neutralizar o efeito do Five yellow devemos de utilizar elementos de metal, como peças de inox, ferro, bronze, ouro ou prata. As remodelações neste sector devem de ser evitadas a todo o custo. Os meses piores são os meses de Março, Junho e Dezembro.
“The Grand Duke” este ano também está situado a ESTE, mas a E2, este sector não deve de ser perturbado ou activado, esta energia do “The Grand Duke” pode causar perigos, azares e contratempos que são desfavoráveis, pode também provocar risco de saúde para os residentes da habitação.

O sector OESTE este ano apesar de ter lá a estrela 9 Púrpura que é uma estrela favorável também está em oposição ao The Grand Duke e tem lá a energia chamada de “The 3 Killings” Ou “Three Shars”, logo devemos de ter cuidado em não alterar ou remodelar esta área da casa, sobretudo fazer intervenções que renovem totalmente a energia do espaço, os efeitos negativos que podem ser promovidos por esta área da casa podem incluir acidentes, contratempos e catástrofes, também pode haver a possibilidades de assalto ou percas.
O ”Year breaker” esta a W2, pode também ser chamada de a indignação do Grand Duke, pode reproduzir efeitos negativos, logo não deve de ser activado, renovado ou remodelado, esta estrela pode trazer proporções negativas piores que qualquer outra.
O sector NORTE da casa tem lá a má estrela 3 que pode promover conflito e roubo, devemos de aplicar a cor vermelha nesse sector para minimizar o impacto, sobretudo se for porta de entrada.
O Sector SUL tem lá a má estrela 2 que simboliza doença, devemos de colocar energia metal a sul da casa.
O CENTRO tem lá a estrela 7 outra estrela maléfica pois pode promover escândalos, devemos de colocar uma jarra com 3 peças de bambu no centro.
No Feng Shui vamos ter estrela mais favoráveis e outras menos favoráveis, se soubermos em que sectores da nossa casa elas se encontram podemos activar as favoráveis e tentar neutralizar as mais desfavoráveis. Não se esqueça que esta energia muda todos os anos, se nunca fez o estudo do feng shui da sua casa será conveniente fazer agora para conseguir a harmonia e o bem-estar que precisa e fazer os acertos só para o ano que vai começar a 4 de Fevereiro de 2011, o Ano do Coelho.
As estrelas do Feng Shui Para 2011.

Prosperidade e Bem-estar: Noroeste e Oeste
Académicos: Sudoeste e Nordeste
Negativos: Norte, Sul e o Este