domingo, 30 de dezembro de 2012

O Calendário Chinês ou Hsia Calendar

Há uma certa confusão com o calendário Chinês, alguns eventos são baseados no calendário Lunar e outros no calendário Solar, com especial ênfase no ciclo das estações do Ano. Apesar de as comemorações do Ano Chinês serem feitas com base no calendário Lunar, o calendário solar é que estabelece a relação com os ciclos do tempo de um modo mais rigoroso.
O calendário Chinês é um calendário incrível, pois é um sistema que regista o tempo, mas também uma ferramenta fundamental para quem  quer compreender o presente e prever o futuro. Muitos são os sistemas de adivinhação que utilizam este calendário.
Qual é a estrutura de um calendário Chinês, do chamado calendário dos agricultores ou Hsia Calendar ?  é muito simples, basear-se nos dois sistemas, o solar e o lunar, nos ciclos das estações do ano e estabelece uma relação com o calendário ocidental, fazendo reflectir o sistema dos cinco elementos. Este calendário para alguns mestres orientais pode ser colocado a par das grandes invenções chinesas,  como: a Bússola, a espingarda ou o papel.
Este calendário é composto por dois sistemas, um sistema baseado nos ciclos da Lua, o calendário Lunar e outro no ciclo do sol.
O calendário Lunar é baseado na relação que a lua estabelece com a terra, como sabemos a lua roda em volta da terra e cada volta demora 29 dias, quando a lua roda 12 vezes em volta da terra, significa que temos um ciclo de um ano lunar completo.
O Novo Ano Chinês que é comemorado é baseado no calendário lunar, ou seja o Ano começa sempre na 1ª lua do Ano.
Como os ciclos lunares são mais pequenos, para igualar este sistema ao solar é preciso fazer alguns ajustamentos; em cada 19 anos, aumentamos 7 luas, o que faz que por vezes o ano chinês comece ainda no mês de Janeiro.

Mas o Calendário Solar, que é o mais utilizado pelos agricultores e chamado Hsia Calendar ( 2000 BC , Dinastia Hsia) é baseado na relação que a terra estabelece com o sol, como sabemos a terra demora 365.5 dia a dar uma volta completa ao sol. O facto de este calendário utilizar o sistema solar aproxima-o muito do sistema do calendário Gregoriano utilizado pelos Ocidentais.

O Calendário Chinês inicia o seu ano, não a 1 de Janeiro, mas porque quando ele foi inventado a sociedade oriental era predominantemente uma sociedade agrícola, este calendário estabelece uma relação direta com as estações do Ano, começa o ano no dia 4 de Fevereiro que coincide com o primeiro dia de primavera.

Este Calendário para além de marcar a sequência do tempo, horas, dias, meses e anos, danos a informação sobre as características de cada um no que se refere aos cinco elementos. Não nos podemos esquecer que para os Orientais o ciclo dos cinco elementos e a relação que cada elemento estabelece entre si, esta na base de tudo no universo e na nossa vida. O Hsia Calendar é extremamente completo, pois até estabelece uma relação com a contagem do tempo segundo o calendário Gregoriano.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estrelas voadora e o feng shui para o Ano 2013, O Ano da Serpente


2013 está a chegar e com ele as novas energias, prepare a sua casa ou o seu escritório para o Novo Ano da Serpente, segundo o calendário Chinês, mais conhecido pelo calendário dos agricultores ou Hsia calendar, que é um sistema fascinante de registo do tempo,  muito útil nos vários sistemas de adivinhação. Este calendário toda a informação sobre a data, do ano, mês dia e hora, no que se refere às suas características associadas aos  cinco elementos; metal, água, árvore, fogo e solo. Este cinco elementos segundo a metafisica chinesa são a base de tudo no universo, as relações que estabelecem entres eles, ajudam-nos a prever a nossa sorte e a proteger de energias desfavoráveis.
Segundo o sistema das estrela voadoras do feng shui, conseguimos saber quais as direções da nossa casa que este ano são favoráveis e quais são desfavoráveis, neste workshop vai aprender como equilibrar as energias da sua casa para o ano 2013
Durante um dia, vamos compreender as energias que vão reger o ano 2013, o seu impacto a nível global e mais especificamente o modo como a sua casa ou o seu escritório a pode influenciar de modo favorável ou desfavorável.
Principais direções e orientações favoráveis e a sua variação ao longo do tempo,
Soluções para proteção das energias desfavoráveis que o espaço pode exercer sobre nós e princípios orientadores para maximizar os efeitos positivos e aumentar o seu bem-estar


Material:

Planta da casa à escala, localização Google da casa, transferidor, bússola, papel vegetal A4, lápis ou canetas de cor


Duração: das 10-00 às 13.00 e das 14.30 às 17.30
Data: dia 9 de Fevereiro de 2013
Local: Museu Oriente em Alcântara