sábado, 24 de agosto de 2013

Equilíbrio e bem-estar no espaço de trabalho



 

10 Dicas para reduzir o stress no Local de Trabalho

Reduzir o Stress e aumentar o bem-estar no local de trabalho é conseguido através da aplicação do Feng Shui que ajuda a criar um espaço de trabalho mais Zen, muitas multinacionais já aderiram a este conceito.

O stress é uma doença que afeta grande parta da população ativa nos países desenvolvidos, consequência de ritmos de vida demasiado acelerados, excesso de número de horas de trabalho.
Um dos grandes desafios das sociedades modernas passa por conseguir a redução do stress, o aumento dos níveis de satisfação, da produtividade e do bem-estar.
Para o feng shui o stress é provocado pelo excesso de exposição a uma energia demasiado Yang, para reduzir o stress no local de trabalho podemos colocar alguns elementos que ajudem a melhorar a qualidade e o bem-estar.
Para se alterar um espaço segundo o feng shui, temos de ter em atenção a vários aspetos, como data do edifício, localização , orientação, estrutura, forma, materiais etc. no entanto há algumas dicas que podem ser utilizadas

10 Dicas para reduzir o stress no local de trabalho:

1. Organizar e limpar o escritório, retirar todos as pastas e elementos que já não precisa, organizar a secretária e os armários.
2. Praticar a política do “clean Desk” ou seja todos os dias assim que terminar o trabalho, arrume a sua secretária 
3. Colocar uma planta como uma Spatifiliuns ou uma dracena marginata, são plantas que segundo estudos feitos pela NASA equilibram os efeitos eletromagnéticos e ajudam a purificar o ar.
 4. A água está associada ao relaxamento e para os orientais a água em movimento está relacionada com a prosperidade.
Coloque um aquário, uma fonte ou simplesmente uma garrafa de vidro com água para ir bebendo ao longo do dia.
 5. Use cores claras e fresca como os azuis e verdes para ativar a criatividade, os beges, castanhos e amarelos para a calma e estabilidade. As cores fortes devem de ser usadas em pequena escala, incluído o branco que pode ser demasiado yang e o preto demasiado yin.
 6. Os materiais a utilizar num escritório devem de ter um equilíbrio entre material yin, como madeiras, alcatifas e tecidos e material yang, como vidros, metais, pedra, ou superfícies lisas, duras e brilhantes.
 7. A decoração de um escritório demasiado austera e depurada, ou uma decoração com excesso de elementos decorativos provoca ruido visual ambas em excesso provoca o stress.
 8. Iluminação natural sempre que possível no entanto evitar os escritórios com vão de vidro na altura total sobretudo em andares altos, quando a iluminação for artificial tentar escolher uma cor mais amarela.
 9. Mobiliário de escritório, deve de ser flexível adequado ao tipo de trabalha que se desempenha e as cadeiras devem de ser ergonómicas.
 10. A localização da secretária deve de ser o mais confortável possível, evitar estar sentado de costas para a porta da entrada, entre uma porta e um janela, de frente para uma parede


Em todo o mundo muitas são as multinacionais que recorrem ao feng shui para ajudar a resolver muitos problemas específicos, como a rentabilidade, o conflito entre colaboradores, a desorganização, a falta de motivação e a aplicação do feng shui tem a vantagem que quando bem aplicado funciona sempre, quer as pessoas acreditem ou não no sistema, por vezes nem tem a noção que o projeto dos escritórios respeitou os princípios do feng shui, só que se sentem bem no espaço, com vontade de trabalhar e assim garantimos o aumento do bem-estar

Porquê, utilizar o feng shui?


Quando acabei o meu curso de Arquitetura e decoração de interiores, no princípio dos anos noventa, comecei logo a trabalhar e a desenvolver projetos de interiores, sobretudo para espaços de  escritórios, após os primeiros projetos, comecei a refletir sobre o fato de eu estar a fazer espaços em que as pessoas por vezes permanecem mais tempo que na própria casa,  consciente que estes espaços devem de ter qualidade e devem de ajudar a pessoa s se sentir bem, comecei a investigar e quando anda nestas pesquisas, apareceu um livro de Feng Shui, que na altura era quase desconhecido no ocidente apesar de ser milenar no oriente e o livro na contra capa dizia “Este livro é o ideal para quem quer conhecer os princípios básicos do feng shui, a arte chinesa de criar ambientes harmoniosos em casa e no trabalho” e dizia ainda “ o ideal é consultar este livro antes de uma mudança ou de uma decoração do ambiente”, pensei logo, que esta ciência tinha todos os ingredientes que eu precisava para melhorar a qualidade dos espaços de trabalho que projetava para o meus clientes. No entanto no ocidente também a sociologia urbana e a psicologia  ambiental estudavam o comportamento humano face ao meio envolvente. A sociologia ambiental, desde o início do século passado que tem estudos que demonstram que o espaço influência e condiciona as atitudes e estados emocionais das pessoas, assim como alguns estudos sociológicos que demonstram a necessidade de determinados espaços. 

Ao longo do tempo, tenho-me apercebido que as pessoas cada vez mais se preocupam com o seu bem-estar pensado numa dimensão mais holística em que o corpo e a mente fazem parte de um todo que é influenciado pelo espaço, pelo cosmo e varia ao longo do tempo.

Tenho utilizado os princípios do feng shui, sem fundamentalismos e ajustado à nossa realidade ocidental, desde os finais dos anos 90 que comecei a estudar esta ciência, mas só no ano de 2006, é que comecei a dar palestras e workshops e a desenvolver a atividade de consultora em feng shui em paralelo com a prática profissional de arquitetura,
O conhecimento que tenho hoje é o reflexo de um conjunto de reflexões sobre as soluções e práticas, que ao longo destes anos fui aplicando nos espaços dos meus cliente, para esta sistematização e aprendizagem foram fundamentais os espaços dos meus clientes, que permitiu aplicar na prática os princípios teóricos e os contributos dos meus alunos ao longo das formações, iam transformando esses momentos em verdadeiros momento de aprendizagem, a todos o meu muito obrigado, sem eles este trabalho não seria possível.
Mas o que é bastante interessante é perceber que muitos dos princípios do feng shui também são utilizados na nossa cultura, o que está ciência nós trás é uma sistematização desses princípios que nos permite definir de uma forma objetiva a nossa intervenção no espaço de modo a garantir o aumento do bem-estar.