Reduzir o Stress e aumentar o bem-estar no
local de trabalho é conseguido através da aplicação do Feng Shui que ajuda a
criar um espaço de trabalho mais Zen, muitas multinacionais já aderiram a este
conceito.
Um
dos grandes desafios das sociedades modernas passa por conseguir a redução do stress,
o aumento dos níveis de satisfação, da produtividade e do bem-estar.
Para
o feng shui o stress é provocado pelo excesso de exposição a uma energia
demasiado Yang, para reduzir o stress no local de trabalho podemos colocar
alguns elementos que ajudem a melhorar a qualidade e o bem-estar.
Para
se alterar um espaço segundo o feng shui, temos de ter em atenção a vários
aspetos, como data do edifício, localização , orientação, estrutura, forma,
materiais etc. no entanto há algumas dicas que podem ser utilizadas
10 Dicas para
reduzir o stress no local de trabalho:
1.
Organizar e limpar o escritório, retirar todos as pastas e elementos que já não
precisa, organizar a secretária e os armários.
2.
Praticar a política do “clean Desk” ou seja todos os dias assim que terminar o
trabalho, arrume a sua secretária
3.
Colocar uma planta como uma Spatifiliuns ou uma dracena marginata, são plantas
que segundo estudos feitos pela NASA equilibram os efeitos eletromagnéticos e ajudam
a purificar o ar.
4.
A água está associada ao relaxamento e para os orientais a água em movimento
está relacionada com a prosperidade.
Coloque
um aquário, uma fonte ou simplesmente uma garrafa de vidro com água para ir
bebendo ao longo do dia.
5.
Use cores claras e fresca como os azuis e verdes para ativar a criatividade, os
beges, castanhos e amarelos para a calma e estabilidade. As cores fortes devem
de ser usadas em pequena escala, incluído o branco que pode ser demasiado yang
e o preto demasiado yin.
6.
Os materiais a utilizar num escritório devem de ter um equilíbrio entre material
yin, como madeiras, alcatifas e tecidos e material yang, como vidros, metais,
pedra, ou superfícies lisas, duras e brilhantes.
7.
A decoração de um escritório demasiado austera e depurada, ou uma decoração com
excesso de elementos decorativos provoca ruido visual ambas em excesso provoca
o stress.
8.
Iluminação natural sempre que possível no entanto evitar os escritórios com vão
de vidro na altura total sobretudo em andares altos, quando a iluminação for
artificial tentar escolher uma cor mais amarela.
9.
Mobiliário de escritório, deve de ser flexível adequado ao tipo de trabalha que
se desempenha e as cadeiras devem de ser ergonómicas.
10.
A localização da secretária deve de ser o mais confortável possível, evitar
estar sentado de costas para a porta da entrada, entre uma porta e um janela,
de frente para uma parede
Em
todo o mundo muitas são as multinacionais que recorrem ao feng shui para ajudar
a resolver muitos problemas específicos, como a rentabilidade, o conflito entre
colaboradores, a desorganização, a falta de motivação e a aplicação do feng
shui tem a vantagem que quando bem aplicado funciona sempre, quer as pessoas
acreditem ou não no sistema, por vezes nem tem a noção que o projeto dos
escritórios respeitou os princípios do feng shui, só que se sentem bem no
espaço, com vontade de trabalhar e assim garantimos o aumento do bem-estar