domingo, 20 de março de 2011

Ensino ou Aprendizagem do Feng Shui


O estudo do Feng Shui passa, pela aquisição de um conjunto bastante vasto de conhecimentos teóricos, pela aquisição de conhecimentos por via da prática e da observação de como esses conhecimentos teóricos funcionam na prática. Mas o estudo do Feng Shui é um estudo que demora anos.

Para além destes dois aspetos, do conhecimento teórico e do conhecimento prático o aluno de Feng Shui deve de desenvolver a sua sensibilidade e intuição. Sobretudo deve de estar sempre disponível para aprender.

O Feng Shui deve de ser ensinado através de uma formação ou aprendido atreves de acções de aprendizagem, eu acho que uma boa parte deve de ser aprendido segundo a tradição de Mestre / discípulo – quando o aluno está pronto o Mestre aparece.

Mas afinal como se aprende o Feng Shui? Arte oriental extremamente complexa e onde temos de ser mestres a saber aplicar uma arte ancestral nos dias de hoje, ou seja saber viver entre a tradição e a modernidade, o Feng Shui parte do princípio em que há correntes de energia que se movem no espaço e no tempo e que interagem ou condicionam o nosso Bem-Estar. Uma coisa é certa para aprender Feng Shui vai ter de olhar para o Universo de uma forma diferente.

O Feng Shui que literalmente significa vento e água, no antigo conhecimento do estudo do meio ambiente e no estudo como o meio ambiente afecta o ser humano em termos de harmonia e prosperidade, hoje podemos dizer que o Feng Shui é um elemento muito importante a ter em conta quando queremos construir Bem-Estar. O Feng Shui caracteriza-se por um conjunto de regras ou conhecimentos teóricos e ancestrais que temos de saber fazer a sua aplicação adaptando à nossa realidade. Dai a importância da forma como o feng shui é praticado e que começa com a forma como ele é ensinado ou aprendido.

A estrutura de uma acção de formação em Feng Shui no Ocidente deve de ser composta por três fases:

1. A fase de Ensino que é uma fase intensiva dos princípios teóricos e da forma como o sistema se processa, no fundo aprender um conjunto de regras. Pode e deve de ser dada de um curso que até pode ser intensivo.

2. A fase de aprendizagem prática tem de ser desenvolvida pelo próprio e é sempre fruto de muito trabalho baseado em estudos de caso e observação de como as regras funcionam no universo. Esta fase pode ser auxiliada por workshops temáticos e essencialmente práticos de múltiplas aprendizagens.

3. A fase pessoal do desenvolvimento da intuição e da sensibilidade à presença da energia e aos seus fluxos. Este é um trabalho fundamental para o sucesso do praticante de Feng Shui e muito pessoal.

Uma coisa temos de todos estar conscientes, o Feng Shui para se aprender demora anos e nunca sabemos tudo. A prática do Feng Shui é algo muito importante que deve de ser levada muito a sério, quando fazemos um estudo devemos de nos empenhar de tal forma como se do nosso bem-estar se tratasse. Este sentido de responsabilidade tem de começar pelo ensino que também deve de ser feito de forma responsável.

Há várias escolas de Feng Shui que se baseiam em várias filosofias, elas não são opostas ou contraditórias podemos dizer que muitas delas se complementam, as várias escolas fazem parte da evolução do Feng Shui ao longo dos séculos e são produto das contribuições de vários Mestres. Normalmente utilizamos a escola da Bússola com complemento da escola da forma mas a forma como se estuda as duas é igual.

O Curso de Feng Shui deve de ser composto

Módulo teórico - composto por 30 horas efetivas de formação em sala de aula, onde são dados todos os princípios teóricos.

Modulo Prático - composto por Workshops teórico/práticos dedicados aos temas:

  • · O exterior, jardins e plantas.
  • · A Arquitetura - forma, função e direção
  • · A Decoração - materiais, cores e forma

Módulo de Desenvolvimento – composto por Workshops dedicados aos temas:

  • · I CHING
  • · Astrologia do Ki das 9 Estrelas

Sem comentários: