quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Feng Shui Integrado é um atelier de Arquitectura e Decoração de Interiores, com sede em Cascais, Portugal, vocacionado para a integração do Feng Shui como ferramenta de trabalho na concepção dos projectos, quer se esteja a falar de projectos de Arquitectura, Decoração ou até mesmo de Design gráfico.


Desde a década de 70 que o feng shui começou a ser divulgado no ocidente em Portugal desde a década de 90, diria que é uma disciplina muito recente para o mundo ocidental no entanto é uma disciplina milenar com cerca de 6 mil anos no oriente. É uma ciência que baseia os seus estudos no principio da existência no universo de correntes de energia Qi que percorrem o espaço e essas energias vão ter características e qualidades que vão influenciar de uma forma positiva ou negativa as pessoas. Com base na observação da natureza e com a utilização da bússola os orientais desenvolveram um sistema que nos permite saber que tipo de energia temos num determinado espaço e a forma como podemos alterar essa energia.




Raymond Lo´s San Yuen San Ke combinado, Bússola Oriental, utilizado pelos consultores de feng shui para tirarem as direcções e lerem a energia do espaço segundo a escola das estrelas voadoras.


Todos nós já entramos em casas ou escritórios onde nos sentimos bem, olhamos a volta e vemos mobiliário normal e em contra partida já entramos em casas ou escritórios decorados com mobiliário muito luxuoso e sofisticado e nos sentimos mal… por vezes não sabemos explicar a razão de isso acontece mas o Feng Shui explica muito bem estes factos, eu diria mesmo que, o objecto de estudo do Feng Shui é o estudo da interacção energética entre energia dos espaços e objectos com a energia do ser humano, ou seja a forma como essa energia afecta o ser humano.
Segundo os princípios do Feng Shui o ideal era nós podermos escolher a localização da nossa casa, não viver em cidades superlotas, rodeados de materiais sintéticos e nem mesmo ter demasiados aparelhos a produzirem radiações electromagnéticas, já basta as que o próprio planeta produz, mas como o ser humano não abdica do conforto produzido pelo desenvolvimento, o feng shui pode ser uma ajuda preciosa para nos proteger dos efeitos secundários que todo o desenvolvimento e avanço tecnológico produz no ser humano.

Instalações sanitárias de uma clínica homeopática em Lisboa 2009. Em que vemos a utilização da energia metal com o uso de elementos associados a essa energia de forma a neutralizar os efeitos negativos da água neste caso a Sudoeste.




O feng Shui é essencialmente uma ferramenta de trabalho muito importante para Urbanista, Arquitectos e Decoradores de Interiores, pois são eles os responsáveis pelo desenho das cidades, pela concepção dos edifícios e pela decoração dos espaços onde vivemos e trabalhamos. Mas é preciso compreendermos os princípios desta ciência milenar baseada na filosofia oriental e sabermos aplica-lo a uma sociedade contemporânea, urbana, desenvolvida e ocidental.

A aplicação do feng shui não pressupõe a necessidade de se usar elementos ou simbologia oriental, pois os seus princípios são os mesmos utilizados em muitas culturas, inclusive na nossa. Podemos usa-lo quando estamos a desenvolver um projecto de uma habitação ou escritório ou a fazer uma ligeira remodelação ou decoração do espaço de forma a alterar a energia para ela fluir bem e afectar de uma forma positiva as pessoas que as utilizam.


Cozinha de Apartamento de Férias em Albufeira, Algarve 2010.


O feng shui vai nos permitir saber qual o tipo de energia Qi que predomina no espaço, se essa qualidade vai ser favorável ou não no espaço e para a pessoa que vai utilizar o espaço e vai nos dar a informação necessária para sabermos alterar essa energia caso ela não nos seja favorável, para alem de utilizarmos as características da energia associada ao Yin e Yang, aos cinco elementos e a forma como eles se relacionam no universo utilizamos uma bússola para nos dar as oito direcções que cada uma delas vai ter uma qualidade muito própria, com base na data de nascimento vamos saber a energia das pessoas que vão utilizar o espaço e verificar se a energia do espaço é compatível com a energia das pessoas que o vão utilizar, esta verificação deve de ser efectuado por um consultor, pois a ciência do feng shui apesar de ser simples tem muitas variáveis que conjugadas podem ser fantástica ou desastrosas para a saúde e bem-estar das pessoas.
Sala de Reuniões de Uma empresa de telecomunicações Lisboa 2007


O feng Shui pode ser utilizado em habitações, escritórios, lojas espaços de saúde, beleza e bem-estar, restaurantes, hotéis etc. mas temos uma regra que eu considero fundamental: sem organização e limpeza não há feng shui que vença. Temos alguns princípios que devemos de ter em conta quando queremos melhorar o nosso bem-estar.

• Todas as nossas acções têm uma consequência e se queremos alterar alguma coisa temos de alterar as nossas acções, já Albert Einstein (físico Alemão do Sec. XIX) dizia “Experimente sempre da mesma maneira que vai obter sempre os mesmos resultados”.

• Reorganize e limpe o seu espaço, deite fora tudo o que já não precisa ou esteja estragado, ou seja lembre-se das limpezas de primavera que as nossas mães faziam? Em que retiravam tudo o que estava nos armários colocavam ao sol e depois limpavam e voltavam a arrumar os armários, ou seja estavam a retirar a energia estagnada.

• A forma da planta da casa ou do escritório para além de estar muito ligada á energia da pessoa que a escolheu vai ser determinante na característica energética do espaço, antes de adquirir um espaço deve de pedir uma planta do espaço e consultar um consultor de feng shui para ver se essa configuração é favorável ou desfavorável.

• A direcção da porta de entrada e da fachada o edifício é outro factor determinante na qualidade do espaço, dai termos em atenção se energia dessas direcções são favoráveis com a nossa energia.


Há muitos mais princípios que devemos de ter em conta quando queremos escolher um espaço peça ajuda a um consultor de Feng shui, no entanto eu vou dar umas dicas ao longo do tempo que pedem ser muito úteis sobretudo para despertar a sua atenção para a importância que a arquitectura e decoração de interiores da sua habitação ou do seu escritório tem sobre o seu bem-estar e que nós os arquitectos e decoradores temos responsabilidade sobre a qualidade do espaço que criamos.

Sem comentários: