quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O que é o Feng Shui

Quando pensamos em feng shui pensamos logo numa ciência oriental milenar baseada numa filosofia também ela oriental e muito longe do nosso mundo ocidental, carregada de muito simbolismo também é verdade mas o Feng Shui é muito mais abrangente, mas também pensamos na Arte de bem-estar
Feng Shui traduzido quer dizer vento e água, se água é fonte de vida e se vento é movimento, então poderemos dizer que o Feng Shui é o Movimento da Vida.
O Feng Shui é uma ciência Oriental baseada na observação da natureza e na forma como ela interage com o ser humano através do espaço que ele utiliza para viver, está baseada na existência de uma energia universal, na teoria do movimento cíclico constante do Yin / Yang e na teoria dos Cinco Elementos e nos seus ciclos de apoio e ciclo de controlo. Mas é extremamente importante que se compreenda este sistema com um conjunto de princípios muito importantes e que se saiba adaptar e aplicar a sociedade ocidental e contemporânea. O feng Shui vai nos permitir compreender que tipo de energia tem um espaço e vai nos ensinar a conceber um espaço com a energia adequada para uma determinada função, para uma determinada pessoa num determinado tempo.
No feng shui estudamos a energia do espaço tendo em linha de conta com a influência da energia do espaço, da pessoa e cósmica que varia com o tempo.
Todos nós já nos aconteceu entrarmos num espaço, não nos sentimos confortáveis, olhamos a volta e vemos uma decoração bastante luxuosa e em contra partida entramos num espaço que está muito simples e sentimos uma sensação muito agradável. Por outro lado já nos aconteceu comprar um objecto e quando chegamos a casa reparamos que para o local que tínhamos escolhido para ele não fica bem, ou seja a energia do objecto não está em sintonia com a energia do espaço, e escolhemos outro local e ele fica lá mesmo bem. O feng shui explica muito bem estes pequenos fenómenos ao qual nós nem sempre estamos atentos, não só explica como tem um sistema em que ensina como trabalhar a energia do espaço utilizando a arquitectura e a decoração de interiores, ou seja utilizar a forma do espaço, a energia dos matérias, das cores, das formas, dos padrões etc. Associados ao Yin e Yang, aos Cinco elementos e às oito direcções de acordo com a tradição dos mestres Japoneses.

Sem comentários: