segunda-feira, 14 de março de 2011



A Decoração e os princípios do Feng Shui na Cozinha

Quando ouvimos falar em Feng Shui, ouvimos falar logo na energia dos 5 elementos, Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal, ao ouvir falar destes cinco elementos pensamos logo, o que são? E como se utilizam na decoração de interiores de forma a harmonizar ou “curar” o espaço. Para compreender esta relação devemos de ter consciência que por um lado há correntes de energia que circulam no universo e que essa energia tem características diferente que faz com que aja energias diferentes no universo que interagem umas com as outras segundo um ciclo de apoio ou nutrição e um ciclo de controlo ou conflito.

No feng Shui utilizamos a energia metal como cura, podemos mesmo dizer que é uma das energias que mais utilizamos para equilibrar os espaços; utilizamos o metal para harmonizar a energia da Água com a energia do Solo, ou seja em cozinhas e casas de banho que se encontrem situadas a noroeste, ao centro e a nordeste do centro da casa. O metal neutraliza ou mínimo o impacto da água nesses sectores que como sabemos a energia da água está no ciclo de controlo em relação à energia do solo, ou seja está em desarmonia, o que pode provocar desarmonia nas áreas da nossa vida que são regidas por este sectores, sobretudo

A energia do Metal caracteriza-se por ser um elemento muito denso e estáveis logo as peças de decoração devem de ter essas características, por outro lado a forma associada a essa densidade é a forma redonda ou oval, as cores associadas à energia metal são a utilização de cinzas, brancos, vermelhos escuros, alguns laranjas e o dourado ou o prateado. Mas claro que o material mais representativo desta energia é o próprio elemento metal, ou seja podemos e devemos de utilizar peças de metal, podemos utilizar todo o tipo de ligas metálicas conscientes que umas são mais densas que outras logo vamos ter impactos diferentes.

Numa decoração de interiores nem sempre é possível cumprir a 100% e só utilizar elementos que só tenham metal, nem faz sentido pois nós sabemos que precisamos das cinco energias, só que em quantidades diferentes, que podem variam de espaço para espaço e de pessoa para pessoa e de ano para ano.

Mas o afinal o que é utilizar a energia do metal? Para utilizarmos a energia metal temos de recorrer aos elementos do Feng Shui que podem ser utilizado na decoração como: Cores, Materiais e Formas em objectos de decoração ou estruturas arquitectónicas. Ou seja, paredes, tectos, mobiliário, têxteis decorativos e acessórios ou bibelôs.

Vamos ver quando e como podemos utilizar a energia Metal numa cozinha com uma decoração actual e contemporânea, a cozinha que está nas imagens está situada a noroeste do centro da casa, logo está situada numa energia caracterizada pala energia solo 2, terra, este é o sector da casa que rege a energia da mulher da família, da harmonia familiar e dos relacionamentos, da nutrição e do cuidado com os outros. Sabemos que uma cozinha tem dois elementos preponderantes, o Fogo e a Água, para compreender esta interacção não nos devemos de esquecer da forma como estes elementos interagem no universo segundo o ciclo de apoio e o ciclo de controlo.

O Fogo está no ciclo de apoio em relação à energia Solo, logo produz ou alimenta a energia solo que estabelece uma relação de harmonia mas a Água está no ciclo de controlo em relação ao Solo, logo é uma relação de desarmonia ou conflito nas áreas da vida quer são regidas por este sector e pode também provocar debilidade na saúde da mulher mais velha da família, sobretudo nos órgãos que são regidos pela energia solo, para tentar minimizar os impactos deste conflito devemos de utilizar metal.

Em todas as cozinhas temos sempre dois elementos em conflito, que é o fogão, que simboliza o fogo e o lava-louça que representa a energia água, para neutralizar este conflito devemos de colocar entre os dois uma planta, neste caso escolhemos a Crassula Ovata, (conhecida pela planta do dinheiro) mas pode ser outra qualidade de planta.

Ficha Técnica da Cozinha

Orientação – Noroeste

Intervenção – Activar energia Solo e neutralizar a água utilizando a energia metal

Pavimentos - mosaico cerâmico de forma rectangular, 30x60, acabamento semi-brilho, cor cinza claro

Paredes - bege acinzentado claro, esmalte semi-brilho

Revestimento entre os armários - pastilha branca, cinza e dourada

Móveis da cozinha – Branco brilhos com puxadores e acessórios em inox

Cortinados – brancos com motivos circulares em varão redondo de inox

Decoração – bibelôs em porcelana branca, redondos, com metal cinza ou dourados

ARQUITECTURA – CONSULTORIA - FORMAÇÃO

Alexandra Morgado

alexandra@fengshuiintegrado.com

www.fengshuiintegrado.com

Sem comentários: