sábado, 24 de agosto de 2013

Equilíbrio e bem-estar no espaço de trabalho



 

10 Dicas para reduzir o stress no Local de Trabalho

Reduzir o Stress e aumentar o bem-estar no local de trabalho é conseguido através da aplicação do Feng Shui que ajuda a criar um espaço de trabalho mais Zen, muitas multinacionais já aderiram a este conceito.

O stress é uma doença que afeta grande parta da população ativa nos países desenvolvidos, consequência de ritmos de vida demasiado acelerados, excesso de número de horas de trabalho.
Um dos grandes desafios das sociedades modernas passa por conseguir a redução do stress, o aumento dos níveis de satisfação, da produtividade e do bem-estar.
Para o feng shui o stress é provocado pelo excesso de exposição a uma energia demasiado Yang, para reduzir o stress no local de trabalho podemos colocar alguns elementos que ajudem a melhorar a qualidade e o bem-estar.
Para se alterar um espaço segundo o feng shui, temos de ter em atenção a vários aspetos, como data do edifício, localização , orientação, estrutura, forma, materiais etc. no entanto há algumas dicas que podem ser utilizadas

10 Dicas para reduzir o stress no local de trabalho:

1. Organizar e limpar o escritório, retirar todos as pastas e elementos que já não precisa, organizar a secretária e os armários.
2. Praticar a política do “clean Desk” ou seja todos os dias assim que terminar o trabalho, arrume a sua secretária 
3. Colocar uma planta como uma Spatifiliuns ou uma dracena marginata, são plantas que segundo estudos feitos pela NASA equilibram os efeitos eletromagnéticos e ajudam a purificar o ar.
 4. A água está associada ao relaxamento e para os orientais a água em movimento está relacionada com a prosperidade.
Coloque um aquário, uma fonte ou simplesmente uma garrafa de vidro com água para ir bebendo ao longo do dia.
 5. Use cores claras e fresca como os azuis e verdes para ativar a criatividade, os beges, castanhos e amarelos para a calma e estabilidade. As cores fortes devem de ser usadas em pequena escala, incluído o branco que pode ser demasiado yang e o preto demasiado yin.
 6. Os materiais a utilizar num escritório devem de ter um equilíbrio entre material yin, como madeiras, alcatifas e tecidos e material yang, como vidros, metais, pedra, ou superfícies lisas, duras e brilhantes.
 7. A decoração de um escritório demasiado austera e depurada, ou uma decoração com excesso de elementos decorativos provoca ruido visual ambas em excesso provoca o stress.
 8. Iluminação natural sempre que possível no entanto evitar os escritórios com vão de vidro na altura total sobretudo em andares altos, quando a iluminação for artificial tentar escolher uma cor mais amarela.
 9. Mobiliário de escritório, deve de ser flexível adequado ao tipo de trabalha que se desempenha e as cadeiras devem de ser ergonómicas.
 10. A localização da secretária deve de ser o mais confortável possível, evitar estar sentado de costas para a porta da entrada, entre uma porta e um janela, de frente para uma parede


Em todo o mundo muitas são as multinacionais que recorrem ao feng shui para ajudar a resolver muitos problemas específicos, como a rentabilidade, o conflito entre colaboradores, a desorganização, a falta de motivação e a aplicação do feng shui tem a vantagem que quando bem aplicado funciona sempre, quer as pessoas acreditem ou não no sistema, por vezes nem tem a noção que o projeto dos escritórios respeitou os princípios do feng shui, só que se sentem bem no espaço, com vontade de trabalhar e assim garantimos o aumento do bem-estar

Sem comentários: