sábado, 24 de agosto de 2013

Porquê, utilizar o feng shui?


Quando acabei o meu curso de Arquitetura e decoração de interiores, no princípio dos anos noventa, comecei logo a trabalhar e a desenvolver projetos de interiores, sobretudo para espaços de  escritórios, após os primeiros projetos, comecei a refletir sobre o fato de eu estar a fazer espaços em que as pessoas por vezes permanecem mais tempo que na própria casa,  consciente que estes espaços devem de ter qualidade e devem de ajudar a pessoa s se sentir bem, comecei a investigar e quando anda nestas pesquisas, apareceu um livro de Feng Shui, que na altura era quase desconhecido no ocidente apesar de ser milenar no oriente e o livro na contra capa dizia “Este livro é o ideal para quem quer conhecer os princípios básicos do feng shui, a arte chinesa de criar ambientes harmoniosos em casa e no trabalho” e dizia ainda “ o ideal é consultar este livro antes de uma mudança ou de uma decoração do ambiente”, pensei logo, que esta ciência tinha todos os ingredientes que eu precisava para melhorar a qualidade dos espaços de trabalho que projetava para o meus clientes. No entanto no ocidente também a sociologia urbana e a psicologia  ambiental estudavam o comportamento humano face ao meio envolvente. A sociologia ambiental, desde o início do século passado que tem estudos que demonstram que o espaço influência e condiciona as atitudes e estados emocionais das pessoas, assim como alguns estudos sociológicos que demonstram a necessidade de determinados espaços. 

Ao longo do tempo, tenho-me apercebido que as pessoas cada vez mais se preocupam com o seu bem-estar pensado numa dimensão mais holística em que o corpo e a mente fazem parte de um todo que é influenciado pelo espaço, pelo cosmo e varia ao longo do tempo.

Tenho utilizado os princípios do feng shui, sem fundamentalismos e ajustado à nossa realidade ocidental, desde os finais dos anos 90 que comecei a estudar esta ciência, mas só no ano de 2006, é que comecei a dar palestras e workshops e a desenvolver a atividade de consultora em feng shui em paralelo com a prática profissional de arquitetura,
O conhecimento que tenho hoje é o reflexo de um conjunto de reflexões sobre as soluções e práticas, que ao longo destes anos fui aplicando nos espaços dos meus cliente, para esta sistematização e aprendizagem foram fundamentais os espaços dos meus clientes, que permitiu aplicar na prática os princípios teóricos e os contributos dos meus alunos ao longo das formações, iam transformando esses momentos em verdadeiros momento de aprendizagem, a todos o meu muito obrigado, sem eles este trabalho não seria possível.
Mas o que é bastante interessante é perceber que muitos dos princípios do feng shui também são utilizados na nossa cultura, o que está ciência nós trás é uma sistematização desses princípios que nos permite definir de uma forma objetiva a nossa intervenção no espaço de modo a garantir o aumento do bem-estar.

Sem comentários: